quinta-feira, 30 de abril de 2015

Afetividade



Afetividade

Começamos a desenvolver afetividade desde que nascemos. A relação com outras pessoas nos torna afetuosos, mas a boa relação aquela que nos desperta afeto, afeto é um sentimento que todo individuo sente, algumas pessoas são ensinadas desde crianças a demonstrar afeto, outras são ensinadas a esconder os seus sentimentos ou não expressá-los, por que a relação com o ambiente que foi exposto os tornou assim.

Quando nascemos o primeiro contato com que temos é com a nossa mãe, que nos oferece amor e cuidado, que demonstra afeto, carinho e com isso desenvolvemos também nosso afeto a ela, a medida que vamos crescendo e nos socializando descobrimos outras formas de afeto, o afeto é o laço que faz com que os seres humanos se relacionem de uma forma mais sensível, com ele desenvolvemos apego a pessoas ou objetos que nos remete a este sentimento, sabemos também que o afeto não é uma particularidade do seres humanos, pois os animais também desenvolve afeto, os de estimação são os que mais comprovam isto, são extremamente leais e comprometidos sempre querendo contato.

A afetividade é um estado psicológico que se encontra no cérebro já no desenvolvimento intermediário (paleo pálio) quando o cérebro ganha maiores dimensões e desenvolve o sistema límbico responsável pelas emoções. Para psicologia é superimportante tratar de emoções, as emoções tem um papel fundamental na vida de qualquer ser humano, cuidando bem das emoções seremos pessoas melhores sempre.

A importância de termos afetividade é muito grande, precisamos de contato com as pessoas para a própria sobrevivência e continuação da espécie, todos nós somos sociais precisamos estabelecer vínculos como família, amigos, colegas, conhecidos, namoro, casamento e etc. o afeto está totalmente relacionado com estes aspectos, demonstrar afeto e receber afeto é natural do ser humano, mas isso precisa ser ensinado e praticado para criar laços com os outros indivíduos.

Observamos geralmente em lugares que frequentamos como por exemplo: escola, faculdade, trabalho, igreja, cursos, palestras e outros, pessoas extremamente sociais e pessoas extremamente anti-sociais, podemos pensar que isso é uma demonstração de afeto, ou grande ou pequena, existem pessoas que não são ensinadas a demonstrar afeto não receberam afeto no seu ambiente de vivencia então não sabem com demonstrar como se sente, e pessoas que receberam o afeto desde que nasceram aprenderam a demonstrar com mais facilidade, por exemplo: quando um  criança muito pequena caí e chora a sociedade fala que ela sente dor e quando ela ver outra criança cair ela sabe que aquela outra criança chora porque  esta sentindo dor, o mesmo é a afetividade quando não somos ensinados a receber afeto pouco entendemos quando  sentimos afeto. 

Não importa a idade que o individuo tenha qualquer tempo é tempo de dar e receber afeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário