domingo, 19 de abril de 2015

Sexualidade e Juventude






          A sexualidade é geralmente desconhecida pelo próprio individuo, as primeiras informações e descobertas são informações que geralmente ouvimos de amigos, colegas, mídia, internet etc. a sexualidade nos aparece como um tabu, cheio de moralidade e preconceitos, questionamentos e paradoxos. Por que a sociedade faz com que a sexualidade seja algo restrito, proibido, moralista, e complexo. E que a pratica do sexo se restringem a pessoas casadas, de sexo opostos e que seja oculto. Assim não falam de sexualidade com os filhos. Que quando entram na adolescência, busca informação da própria sexualidade em outros meio, que nem sempre são informações que vão trazer benefícios ao individuo.

          A idéia de sexo e sexualidade está sempre ligada ao limite de desejo e repressão, talvez essa seja a descrição desse assunto para os jovens que estão entrando na adolescência, começando a aflorar a sexualidade, não é comum que esses jovens procurem seus país e professores para que seja esclarecida suas duvidas, por que geralmente o país restringe dialogar sobre o fenômeno, sempre achando que não está na hora certa, que eles ainda não se interessam por isso, que não deve nem falar porque não quer de nenhuma maneira incentivar essa pratica, as desculpas são diversas.

          Viemos de uma cultura extremamente machista, onde os homens eram mais valorizados que a mulher, de todas as formas ate mesmo em termos de sexualidade, hoje em dia isso diminuiu muito, hoje o acesso a informações sobre sexualidade e sexo também são igualitários. Mas a forma que tratamos o assunto na nossa sociedade ainda é muito antigo, o medo de falar sobre o assunto é muito comum, mas não é verdade que a sexualidade seja tão reprimida assim, vemos nas novelas, cinema, internet, programas de TV, nas ruas, etc.

           E quando falamos de Homossexualismo, novamente surgem os preconceitos e os moralismos, a homossexualidade é tratada como se fosse uma apologia à sexualidade “hétero”, entram em conflito todas as opiniões favor e contra, os que lutam por seus direitos, por igualdade. O preconceito se caracteriza como medo do outro, medo e raiva do diferente, daquilo que não entendo e não conheço.

           O desenvolvimento da sexualidade é muito importante, pois é algo normal da espécie humana, é importante que a sexualidade se desenvolva em cada individuo, e que esses indivíduos demonstrem afeto, que tenha desejo, que se relacione com outro.

           A educação sexual é muito importante, pois ela conscientiza os jovens, que se previnam das (DSTs) doenças sexualmente transmissíveis, que evite as gravidezes indesejadas, que os filhos venham, mas que seja planejado. A inclusão da disciplina Educação Sexual nos currículos escolares tem sido sistematicamente barrada por forças racionarias que não aceitam e consideram que o assunto seja tratado nas escolas, e mascara essa disciplina em informações dadas a Biologia (ciências) fisiologia, e anatomia.

           É dever de todos mudar a imagem que nos (sociedade) viemos trazendo e conservando desde de os primórdio, os problemas psicológicos decorrentes desse incógnito que é a sexualidade é muito grande, os jovens começa a vida sexual já com varias duvidas, segredos angústias, receios, paradoxos conflituosos e isso causa muito prejuízo pra vida emocional e social dos jovens. O melhor remédio é a informação dada de fontes seguras, começando por pessoas competentes, país e educadores.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário