domingo, 19 de abril de 2015

Obesidade Infantil

Obesidade infantil.


Esta cada vez mais comum ver crianças obesas nas nossas cidades, com o crescimento de lanchonetes e restaurantes Fast food sendo inserida na nossa cultura, esta se tornando cada vez mais comum não comer comida saudável e adotar mal hábitos alimentares, tornando assim uma população cada vez mais acima do peso e a obesidade infantil  se tornando um dos problemas mais graves do século XXI.

 Uma pesquisa do IBGE aponta que em cada três crianças uma está acima do peso, um terço da população infantil. Países como Brasil, Estados Unidos e Austrália não há leis nacionais para as campanhas de publicidade de alimentos para crianças, Canadá e Noruega são proibidos qualquer publicidade de alimentos para crianças e adolescentes, Reino Unido, Irlanda, Itália, Dinamarca, Bélgica e Coréia do Sul existi uma lei que existe uma proibição parcial, os comerciais são proibidos em determinados horários e determina uma faixa etária, Suécia e Reino Unido são proibidos publicidade com personagens de desenho animado infantil, na America do norte o índice de obesidade é a maior.

O diagnostico de obesidade infantil é feito pelo cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), que determina uma faixa de peso que o individuo estará dentro da média que os profissionais da área da saúde recomendam, o calculo é muito simples.


Exemplo:




A obesidade infantil está associada também à filogênese (genética) do individuo, casais com obesidade tentem a ter filhos obesos, problema na tireoide, também está associado à má alimentação da família, á falta de atividade física (sedentarismo), hábitos comportamentais, psicológicos, a ingestão excessiva de alimentos industrializados, a baixa autoestima e etc.

A contribuição do país para esse problema é incontestável, geralmente os país não ensina e não incentiva que o filho tenha hábitos alimentares saudáveis, também não incentiva a pratica de atividades físicas, e geralmente introduz alimentos ricos em gordura e açúcar na alimentação deles desde café da manha ate o jantar, sem que a criança tenha horário para as refeições, também não introdução alimentos saudáveis nas refeições, hoje em dia existe crianças que não conhecem legumes e verduras, mas conhecem todos os novos lanches dos Fast foods.  

Com a obesidade a criança tende a desenvolver varias doenças com, Diabetes, problemas cardíacos, problemas de coluna, insônia, depressão. A OMS (Organização Mundial de Saúde) considera prioritária a prevenção da obesidade infantil. Estudos apontam que alem do crescimento dos fast foods no Brasil a inserção da tecnologia no país também contribui muito para o crescimento da obesidade infantil, as crianças acabam trocando as brincadeiras que envolvam um esforço físico para brincadeiras eletrônicas, se tornando crianças cada vez mais sedentárias.

conseqüências psicológicas

Existi uma conseqüência muito negativa quando se falam de obesidade infantil, crianças que não sabem lidar com a imagem corporal, se pensarmos em uma sociedade que incentiva o consumo exacerbado de tudo, mas também exige um padrão de corpo, cor de pele, tipo de cabelo, etc. a criança começa a não se aceitar, por que a influencia social se torna a própria exigência, e o inconformismo gera conflitos muito intensos e cruéis a própria pessoa, a depressão é uma das principais conseqüências da obesidade. A terapia psicológica é uma grande aliada no tratamento de crianças obesas, juntamente com médicos especialistas e nutricionistas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário