quarta-feira, 29 de abril de 2015

Liberdade

                          


Liberdade   

O que é liberdade?  Por que a liberdade é tão importante? Por que necessitamos tanto da liberdade? Qual é o sentido de liberdade? Qual é o verdadeiro conceito de liberdade? Será que realmente possuímos a liberdade? 

Se pensarmos nos aspectos que estamos inseridos nas contingências que cerca nosso ambiente, podemos abrir um leque de idéias e ideais sobre liberdade. Não tivemos direito as escolhas principais de nossa vida, como nascer, quando nascer, onde nascer, em que família fazer parte, classe social, quais heranças genéticas teríamos e nem mesmo o nosso próprio nome. Então observando esses aspectos podemos ver a liberdade com outros olhos, e que não temos total liberdade.

Para alguns filósofos liberdade é saber agir segundo a própria natureza, liberdade então seria ter o poder de manipular e gerir as próprias escolhas sem desprezar aquilo que lhe foi imposto. Não deixando de lado o livre-arbítrio que culturalmente é tão importante e preciso, ser livre sem retirar do indivíduo as suas propriedades da filogênese, esse era o conceito de liberdade.

Hoje em dia as pessoas têm a liberdade como um conceito moralista e cultural, temos a liberdade como sinônimo de felicidade, realização e maturidade, mas liberdade dentro do conceito moral que a sociedade estabelece, a própria sociedade também estabelece uma formalidade que contradiz a liberdade, se para alguns filósofos a liberdade é agir segundo a sua própria natureza, e para sociedade contemporânea temos que nos comportar segundo a ética e moral estabelecida pela própria sociedade, ainda não obtemos a liberdade completa. será que temos liberdade numa sociedade ativa, que impõe moda, estilo musical, religião, comportamentos, sexualidade, certo e errado ?

Como viver com liberdade? Se nos conhecermos o suficiente saberemos como viver com liberdade, respeitando as contingências naturais do nosso próprio ser, liberdade esta também relacionada com o ambiente que estamos inseridos, a forma que nos relacionamos com o próximo, exercemos a liberdade junto com os demais ou somos influenciados a seguir os outros, não que devemos ser isolados ou apáticos, mas ver a liberdade de uma maneira mais real, e não de uma maneira ilusória, e saber que liberdade se consiste sensação natural do individuo que se conhece melhor.

Ao contrario do que muita gente pensa, liberdade é um sentimento e não uma atitude ou maneira de viver, você concorda que sabemos que temos liberdade a partir de quando sentimos liberdade? Sim. Só sabemos que somos livres quando sentimos isso, e só sabemos disso quando nos conhecemos de verdade, o autoconhecimento é fundamental para descobrir a liberdade, sentir a liberdade, usufruir da liberdade.  A psicoterapia é uma escolha muito assertiva para o autoconhecimento, o profissional da área da psicologia é eficaz para o individuo que procura se conhecer melhor e com isso encontrar a liberdade.

  

Um comentário: